domingo, 17 de outubro de 2010

Estratigrafia - Introdução

A estratigrafia, vem do latim stratum e do grego graphia, e é o ramo da geologia que estuda a composição, origem, génese e organização temporal e espacial das rochas, tal como os acontecimentos e fenómenos que se relacionam com estas. Em conjunto com a Paleontologia, constitui a base da Geologia histórica. Através das características e conteúdos dos estratos podem-se reconstituir as condições em que estes foram gerados e situá-los no tempo, sendo possível deste modo reconstruir a história da Terra ao longo da largos períodos geológicos.
Nicolaus Steno, considerado o “pai da Estratigrafia” enunciou as bases da estratigrafia a partir do estudo de fósseis e da sua interpretação. Este físico da corte dinamarquesa reconheceu nos estratos um registo do tempo e a história de uma sequência de acontecimentos. Foi ele o primeiro autor a fazer uso do termo “estrato”, num contexto geológico. Este autor definiu estratos como camadas de sedimentos, depositadas a partir de fluidos numa mesma posição inicialmente horizontal, podendo, no entanto, ser posteriormente deformados.

Figura 3 - Aspecto particular de estratificação em rochas calcárias jurássicas.
 Local: Cabo Carvoeiro, Peniche

Desde esta época que a estratigrafia evoluiu bastante, e actualmente a estratigrafia de sequência é considerada o último avanço cientifico mundial.

Referências bibliográficas:
[3] - http://estpal08.blogspot.com/2008/09/estratigrafia.html

Sem comentários:

Enviar um comentário